segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Espiritismo e Misticismo: semelhanças e diferenças

Semelhanças:

1) Tanto o Espiritismo quanto o Misticismo acreditam na existência de um princípio espiritual divino e criador.

2 ) Ambos, Espiritismo e Misticismo, falam da existência de mestres espirituais. No Espiritismo eles são chamados de espíritos puros, no Misticismo eles não possuem um nome fixo, mas são comumente chamados de Mestres.

3 ) Espiritismo e Misticismo defendem a existência de um sentido da vida. O universo não é regido pelo mero acaso, há leis que regulam seu funcionamento. Tudo existe orientado por um propósito superior, que ainda nos escapa a compreensão.

4) Tanto o Espiritismo quanto o misticismo creem na sobrevivencia após a morte. Apesar do Espiritismo dar muito mais valor ao estado e as condições póstumas, ambos concordam que há no individuo um princípio que não se encerra na matéria.

5) O misticismo acredita na existência de vários planos ou níveis de consciência e realidade. O Espiritismo possui uma noção semelhante, quando aborda sobre a escala espírita, ou seja, o grau de adiantamento moral dos espíritos. Essa escala vai desde os espíritos inferiores até os espíritos puros.

6) O Misticismo e o Espiritismo concordam que tudo no universo tem uma composição fluidica, ou seja, todas as coisas são constituidas de uma energia. A energia é o veículo universal pelo qual o ser ou espírito se manifesta na cadeia universal de evolução. Desde a matéria bruta ao arcanjo, tudo é composto de vibrações, das mais densas as mais sutis.

7) O Espiritismo e o Misticismo ensinam que não há vazio no cosmos, tudo é preenchido por uma realidade que nossos sentidos não podem ainda captar; há um imenso manancial de energia potencial onde alguns supoe existir o vazio no espaço. Apesar de algumas correntes do misticismo oriental falarem sobre o vazio, ou vacuidade, há um consenso de que o vazio sempre contém algo que ainda não conhecemos e que reside em estado latente.

(HugoLapa)

Atendimento com Terapia de Vidas Passadas no RJ e em SP.

TEL RJ: 2268 1252 / 8551 0055

TEL SP: 9502 2176

MAIL: lapapsi@gmail.com

Nenhum comentário: