sexta-feira, 13 de março de 2009

Sobre o Tarot

O Tarô é o oráculo mais antigo do planeta e é baseado na estrutura mental do homem, é uma fonte de sabedoria e uma verdadeira viagem à natureza íntima do ser humano, formando uma ponte entre a alma e o espírito.O mais importante é que o estudo do tarô nos leva ao autoconhecimento, permitindo assim que possamos definir novos rumos a serem traçados por nós mesmos, no sentido de mudar completamente nossas vidas e valores.
O Tarô é constituído de 22 símbolos principais, denominados arcanos maiores, que especificam a vontade humana, seus desejos, idéias, potencialidades e possíveis probabilidades, e 56 símbolos secundários, denominados de arcanos menores que determinam os objetivos e a direção a serem tomados baseados nos arcanos maiores.
Através do Tarô passamos a ter mais conhecimento sobre nós e a escolher com mais sabedoria, aceitando com mais facilidade fatos em nossas vidas, que muitas vezes achamos que não encontraremos saída.
Quando utilizamos o tarô, nossos segredos inconscientes são revelados e desvendados, mostrando-nos como agir, como pensar e como sentir em determinadas circunstâncias.
Os arcanos, com suas figuras e símbolos estão presentes em nossa vida de diversas formas e cada pessoa tem que descobrir o caminho para desvendar o que dizem.
A linguagem do tarô é profundamente simbólica e, quando é compreendida num plano mais elevado, pode oferecer a chave para os mistérios da existência humana e do universo.
Na antiguidade a transmissão do conhecimentos era realizada nos templos, e o sábio era chamado sacerdote. A ciência era oculta ao povo, mas quando os iniciados perceberam que os conhecimentos poderiam se perder, acabaram criando sociedades secretas, e passaram a ensinar os grandes mistérios ao povo, de forma inconsciente, através de símbolos, e foi daí que surgiu o tarô, a numerologia, a astrologia, etc.
Por isso, durante milhares de anos, esses símbolos têm sido utilizados por membros de ordens esotéricas, como uma forma de preservar o conhecimento.
A caminhada pelos 22 Arcanos Maiores é um traçado humano em busca de si mesmo.
Somos o Louco, o que inicia a jornada pela existência humana.
Através do Mago exteriorizamos a nossa magia interior.
A Sacerdotisa diz que não é adequado agir, é melhor intuir, interiorizar-se.
Com a Imperatriz e o Imperador temos a figura da mãe e do pai interiorizados em nós, como forma de proteção e coragem.
Depois encontramos o Papa que é o representante de Deus na Terra e nos ligamos com as regras da sociedade.
O Enamorado nos faz deparar com o momento de tomar decisões pessoais, escolher caminhos, desenvolvendo o amor pelo outro.
O Carro nos impulsiona a percorrer um determinado caminho, que será conduzido pelo nosso Eu Interior.
A Justiça nos mostra que existe a lei de causa e efeito, que devemos manter o equilíbrio e desenvolver a sabedoria para entender o tempo certo de colher os frutos.
O Eremita nos faz buscar a nós mesmos, através do recolhimento, para descobrirmos quem realmente somos.
A Roda da Fortuna nos leva para cima e para baixo, mostrando que tudo pode mudar a qualquer momento.
A Força fala dos nossos instintos e da necessidade em demarcar o território na nossa vida pessoal.
O Enforcado nos leva a uma reflexão porque estamos estagnados em uma determinada situação para podermos perceber as coisas sob um outro ponto de vista. É o momento de encontrarmos nossas respostas.
A Morte nos traz as transformações, os cortes necessários naquilo que não nos serve mais. É o morrer e renascer.
A Temperança nos dá o equilíbrio interior.
O Diabo nos mostra a paixão, o turbilhão emocional, nossas necessidades relacionadas à matéria e aos prazeres pessoais.
Com a Torre percebemos que tudo que não tem uma base sólida será destruído e que não devemos criar expectativas diante de pessoas ou situações.
Com a Estrela passamos a ter esperança para alcançarmos nossas metas.
A Lua nos faz enfrentar as nossas sombras e as que nos cercam.
No Sol encontramos a alegria de viver.
O Julgamento nos pede para quebrarmos padrões, tabus, regras e preconceitos.
O Mundo nos traz o recomeço. Um novo início com uma nova consciência na nossa trajetória em busca da evolução espiritual.
Arcano é uma palavra derivada do latim arcanum, que significa mistério, segredo. Por isso, cada carta do Tarô guarda em si um segredo a ser desvendado através dos símbolos que apresenta, os quais falam diretamente ao inconsciente e se traduzem em respostas às nossas dúvidas.
O tarô é, pois, um código, assim como o alfabeto o é. Quem “lê” tarô junta os símbolos e os decifra à luz de seus significados, da mesma maneira que juntamos letras e formamos palavras com significados próprios.
Assim como na numerologia os números de 1 a 9 encerram um ciclo que descreve a trajetória evolutiva do homem, os arcanos maiores também refletem essa caminhada humana rumo ao autoconhecimento que leva à realização das grandes metas.
Dessa forma vamos poder conhecer nossos propósitos na vida e tudo o que pode aumentar nossa felicidade e utilidade nela, pela revelação de qual é a nossa missão no planeta, assim como o que devemos fazer para progredir e dar maior expressão às nossas qualidades inerentes.

extraido do Blog de CARMEN ARABELA

Nenhum comentário: